COVID-19

EMISSÕES TELEVISIVAS | #EstudoEmCasa

As emissões do #EstudoEmCasa terão início na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, na RTP Memória canais TDT, MEO, NOS, Vodafone, Nowo, nas posições já divulgadas e, ainda em https://www.rtp.pt/estudoemcasa 

Esta atividade constitui-se como um complemento e como um recurso de apoio destinado, primeiramente, aos alunos sem conectividade e/ou equipamento, independentemente de outras utilizações que possam ser feitas pelos docentes, através da sua inserção nos planos E@D de cada estabelecimento de ensino. 

Estes recursos organizam-se em blocos temáticos de 30 minutos, agregados para vários anos, blocos comuns e recursos para PLNM, desde o 1.º ciclo até ao 9.º ano, conforme visível na grelha disponibilizada. Os conteúdos diários têm tempo limitado, cumprindo-se, ao longo do período, a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente, e são complementados por informação a disponibilizar pela Direção-Geral da Educação.

Para cada uma das aulas são disponibilizados os temas tratados, as aprendizagens essenciais desenvolvidas e, ainda, propostas de trabalho/desafios que poderão complementar o trabalho dos professores das escolas destes alunos no endereço https://apoioescolas.dge.mec.pt/eec para a semana que se inicía a 20 de abril.

No site https://apoioescolas.dge.mec.pt/ encontram-se disponíveis:

– “9 PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS QUE RECORREM AO #EstudoEmCasa” (https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/762)
– Questões Frequentes #EstudoEmCasa (https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/810)

Segurança no uso das plataformas digitais

Divulga-se a presente informação, por solicitação da Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Maria Manuela Pastor Faria.

“Havendo um conjunto de preocupações relacionadas com segurança no uso das plataformas digitais, queremos chamar a atenção para o cumprimento das normas de segurança disponibilizadas no site Apoio às Escolas, produzidas em articulação estreita com o Comando Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Estas normas, como já foi divulgado, encontram-se disponíveis nos seguintes links:  https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/763

e

https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca

Havendo algumas preocupações acrescidas com a plataforma Zoom, chamamos a atenção de todos para informações específicas sobre esta plataforma.”

Apresentam-se dois documentos com orientações que poderão ser úteis nesta questão.

Estudo em casa – recomendação para a segurança no uso de plataformas de comunicação

https://www.seguranet.pt/sites/default/files/estudoemcasa/20200410-seguranet-estudo-em-casa-video.jpg

Segurança no uso da plataforma ZOOM

https://www.seguranet.pt/sites/default/files/estudoemcasa/Zoom.pdf

Decreto-Lei n.º 14-G/2020 – Estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/131393158/details/maximized

CARTA ABERTA AOS PAIS

Caros pais e encarregados de educação,
Iniciamos amanhã o 3.º período.

Nestes tempos estranhos que atravessamos, as escolas foram encerradas no dia 16 de março e, desde então, professores e alunos foram trabalhando com medidas excecionais que se traduziram num ensino à distância.
Sabemos que não tem sido fácil o acompanhamento pelas famílias das atividades escolares, mas este é um trabalho de todos, pais e encarregados de educação, professores e comunidade, e foi juntos que conseguimos chegar até aqui.
Estamos todos a aprender e é juntos que conseguiremos continuar a fazer mais e melhor.
Para este 3.º período o agrupamento preparou um Plano de Ensino à Distância (E@D) para cada nível de educação e de ensino que será implementado enquanto continuarem suspensas as atividades letivas presenciais. O objetivo é o de garantir que todas as crianças e todos os alunos continuam a aprender no presente contexto.
Para isso, agradecemos a vossa atenção aos planos de trabalho semanais que, a cada sexta-feira, vos serão enviados pelos educadores, professores titulares e diretores de turma, via correio eletrónico ou de forma convencional. É nestes planos que são definidas as tarefas a realizar pelos alunos/turmas na semana seguinte.
Agradecemos a todos que, num espírito de entreajuda, colaborem connosco no desenvolvimento destes planos e pedimos que, através dos educadores e professores, nos façam chegar as vossas preocupações e sugestões.
É necessário que cada um faça a sua parte para que todas as partes possam ser feitas.
Votos de muita saúde para todos.
13 de abril de 2020
A Diretora
Manuela Ferreira

PÁSCOA | Final do 2.º Período

Informa-se que os resultados escolares dos alunos, referentes aos 2.º Período, já se encontram disponíveis na plataforma “GIAE Online”, através do link: https://www.giae.pt/cgi-bin/WebGiae.exe/login…

Enquanto não regressarmos à habitual “normalidade”, procuremos ser cidadãos conscientes e respeitadores, adaptando-nos à inevitável mudança de rotinas e de hábitos sociais. Valorizemos o presente, com a esperança de um futuro melhor. Consigamos, também, ter a força necessária para manter um estado emocional alegre e contagiante, trespassando a mensagem de que tudo isto passará e o sol voltará a brilhar mais forte do que nunca.

A toda a comunidade educativa, votos de uma boa Páscoa, em segurança e com saúde!

Informação

PÁSCOA | Final do 2.º Período

Informa-se que os resultados escolares dos alunos, referentes aos 2.º Período, já se encontram disponíveis na plataforma “GIAE Online”, através do link: https://www.giae.pt/cgi-bin/WebGiae.exe/login…

Enquanto não regressarmos à habitual “normalidade”, procuremos ser cidadãos conscientes e respeitadores, adaptando-nos à inevitável mudança de rotinas e de hábitos sociais. Valorizemos o presente, com a esperança de um futuro melhor. Consigamos, também, ter a força necessária para manter um estado emocional alegre e contagiante, trespassando a mensagem de que tudo isto passará e o sol voltará a brilhar mais forte do que nunca.

A toda a comunidade educativa, votos de uma boa Páscoa, em segurança e com saúde!

Informação

Reconhecendo, também, a relevância de uma prática desportiva orientada e estruturada, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ), numa parceria com a Câmara Municipal de Odivelas (Cidade Europeia do Desporto 2020) e com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém encontra-se a difundir, nas suas plataformas de comunicação, aulas de exercício físico dirigidas à população.
Nesta iniciativa conjunta, que se insere no âmbito do Programa Nacional Desporto Para Todos sob os lemas#SERATIVOEMCASA e #BeActive, estão a ser transmitidas, nos canais de comunicação da campanha “Ser Ativo em Casa” três aulas por dia, todos os dias da semana, nos seguintes horários: 10:00, 11:00 e 19:00.”

Informação

A Revista Forum Estudante criou o sitío na Internet estudanteemisolamento.pt, que quer ser um ponto de encontro para toda a comunidade educativa. “Estudar em isolamento não é estudar sozinho” é o lema da plataforma, que reúne dicas de estudo, ferramentas úteis e recursos complementares ao estudo a distância.

Informação

O isolamento, o distanciamento social e a consequente mudança de rotina são grandes desafios que se impõem atualmente às famílias.
Nesse sentido, o Departamento de Pedopsiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar e Universitário do Porto
disponibiliza-se para ajudar neste processo, tentando minorar o impacto
negativo que este período possa ter não só nas crianças e nos adolescentes,
mas também nas famílias.

O email brincaremcasa@chporto.min-saude.pt, dirigido à população geral, está disponível para o envio de dúvidas relativamente a dificuldades na gestão de ansiedade, de comportamento, ideias para ocupar o tempo em casa de forma lúdica e agradável, entre outras.

Informação

23/03/2020

A Autoridade de Saúde determinou a quarentena obrigatória pelo período de 14 dias a todos os cidadãos regressados do estrangeiro e que vivam no concelho do Marco de Canaveses.

Comunicado ACES Baixo Tâmega

Informação

20 de março

APOIO AOS TRABALHADORES E FAMÍLIAS NO ÂMBITO DA CRISE COVID-19 – COMO PROCEDER

Informação

16 de março

Plataformas Escola Virtual e Aula Digital disponibilizam acesso e conteúdos digitais gratuitos.

Suspensão das atividades letivas e ensino à distância: informação aos pais e encarregados de educação

16 de março

Neste período de suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, a escola continuará a diligenciar no sentido de garantir o apoio escolar aos alunos, recorrendo para o efeito às novas tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, é fundamental que os alunos permaneçam em casa e estejam atentos ao e-mail de turma, para onde será enviado material de apoio, recursos e fichas informativas, de trabalho e de consolidação de conhecimentos.  O aluno pode solicitar, via e-mail, explicações e informações adicionais, no sentido de esclarecimento de dúvidas.

Os encarregados de educação serão informados pelo D.T./Professor titular de turma do respetivo e-mail e da senha do mesmo; caso não recebam tal informação, deverão contactar a Escola. Os encarregados de educação deverão diligenciar para que o seu educando realize as tarefas que lhe são propostas às diversas disciplinas, sendo fundamental o seu apoio neste processo.

É de sublinhar que a suspensão das atividades escolares presenciais  só terá efeitos positivos se alunos e famílias cumprirem estritamente as regras de higiene, distanciamento social e de contenção de deslocações a locais com concentração de pessoas.  Qualquer encarregado de educação deverá informar o diretor de turma ou o professor titular de turma ou a Direção de uma eventual situação de suspeição ou de contágio efetivo pelo COVID-19, de forma a possibilitar a identificação, pelos Serviços de Saúde, das cadeias de contágio.

Aviso

15 de março

Estabelecimentos de ensino de acolhimento

Ordem dos Psicólogos

Como explicar a uma criança a importância das medidas de distanciamento social e isolamento

Como lidar com situações de isolamento

Infografia-isolamento

AVISO

13 de março

Comunicação do Ministério da Educação às Escolas – 13 de março de 2020

Como já é do conhecimento público, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril.

Neste período de suspensão das atividades letivas é absolutamente fundamental que sejam cumpridas as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, de contenção da participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações a locais que potenciem o contágio.

Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Sande

Plano-de-Contingência-Coronavírus-Covid_19-EB-2_3-de-Sande.v2.docx

COVID-19: Perguntas frequentes (ARS Norte)

Coronavírus-2

Find and contact us
  • Baker St 221b, London
  • 555-37-50
  • mail@yoursite.com
  • 000-000-000
  • skype_id